Domingo, 12 de Fevereiro de 2006

Anatomia oculta II - os sete centros

normal_coracao_mestre.jpg

Nesta lição voltaremos a falar mais um pouco sobre a anatomia oculta, e veremos algo sobre os sete centros que controlam a máquina humana. Este tema é simples porém importantíssimo, e compreendê-lo é fundamental para entender os temas que virão e para colocar em prática as técnicas de auto-conhecimento e mudança interior.

Feitos estes breves esclarecimentos - mãos à obra!

Nosso corpo possui determinados centros de controle que são responsáveis por exercer determinadas funções físicas e psicológicas.

São sete os centros que controlam a máquina humana, sendo dois centros superiores e cinco inferiores.

Os dois centros superiores, que são o emocional superior e o mental superior, estão como “desconectados” do ser humano comum e corrente, fato devido à nossa condição psicológica e espiritual tão limitada.

O ser humano tem espantosas possibilidades de desenvolvimento interior, a ponto de conseguir ter uma ordem perfeita dentro de si, com todos os cinco centros perfeitamente equilibrados e harmoniosamente “conectados” aos outros dois centros superiores que já existiam.

Uma criatura assim tem total domínio sobre si mesma, é senhor de seus processos psicológicos além poder realizar muitos outros prodígios.

Os cinco centros inferiores todos os seres humanos os possuem, pois são indispensáveis à nossa existência.

Cada centro trabalha com o tipo de energia que lhe corresponde e o uso excessivo, que na verdade podemos chamar de abuso, de qualquer um dos centros esgota uma pessoa, podendo mesmo levá-la a um colapso de suas funções, o que modernamente é chamado de stress.

Estes centros são os seguintes:

- Centro intelectual: localizado no cérebro este centro trabalha com a energia mental, e é responsável pelos processos do raciocínio e do pensar. Quando uma pessoa, por exemplo, está estudando ou raciocinando para resolver um problema, está utilizando energia do centro intelectual.

- Centro motor: localizado na primeira vértebra da coluna (base do crânio), este centro controla os movimentos que fazemos.

Por isso uma lesão na coluna, especialmente próxima ou na primeira vértebra, pode comprometer seriamente o controle dos movimentos do corpo. Quando fazemos muito esforço físico estamos abusando deste centro.

- Centro emocional: é um único centro de controle que porém é formado por dois pontos que se localizam um no coração e outro no plexo solar (região do umbigo), e este centro trabalha com a energia emocional.

Talvez você já tenha reparado que diante de certos acontecimentos em nossa vida, às vezes sentimos uma sensação esquisita no coração ou um certo “frio na barriga”. Repare que essas sensações são perceptíveis justamente nos pontos que formam o centro emocional.

- Centro instintivo: este centro está localizado na última vértebra da coluna cervical, e controla os instintos naturais do ser humano como o instinto de sobrevivência, instinto materno, instinto sexual, etc.

- Centro sexual: localizado nos órgãos sexuais trabalha com a energia sexual, que é a energia mais poderosa de todas, tendo inclusive poder para escravizar ou para libertar o ser humano.

Infelizmente devido aos nossos já conhecidos defeitos psicológicos, também chamados de ego, estes centros não trabalham corretamente, o que causa o mau funcionamento físico e psicológico da máquina humana.

Isso como conseqüência traz enfermidades de todo tipo.

O ego atua nestes centros a cada instante, abusando da energia destes centros, desgastando e controlando a máquina humana.

O mais incrível de tudo é que ninguém sequer suspeita do que está ocorrendo em si mesmo, em seu próprio mundo interior, físico e psicológico. Apenas sofre as consequências sem saber as causas. Mas a partir de agora isso começa a mudar.

Como podemos comprovar a actuação dos defeitos psicológicos em nós?

Existe em nós um sentido que está atrofiado pelo desuso. Trata se da Auto-observação.
Com esse sentido podemos perceber a atuação dos defeitos psicológicos em cada centro e, percebendo isto, podemos eliminá-los através do que chamamos morte psicológica, também conhecida como morte mística ou ainda morrer psicológico.

Os temas da Auto-observação e da Morte psicológica serão explicados em detalhes nas próximas lições do curso, e são imprescindíveis para o autoconhecimento e a mudança interior.

“Cada centro tem o seu hidrogênio próprio, que em nós está todo trocado ou desequilibrado, pelo motivo de que nós não temos uma ordem dentro de nós mesmos, para poder equilibrar estes centros, para que trabalhe cada um com sua própria energia ou seu próprio hidrogênio.

Então, o que acontece?

Como estão deslocados estes centros, todos estes centros roubam a energia a este (centro sexual).

Quando este se vê roubado, para poder trabalhar, tem que roubar dos outros centros.

Então se carrega de hidrogênios mais pesados.

Vem o desequilíbrio sexual e vem o desequilíbrio de toda a máquina humana. De modo que, pois, é muito importante ter isso em conta.

Então, para que trabalhe cada centro com seu hidrogênio próprio, devemos começar o trabalho psicológico, ou seja, a morte psicológica é muito importante para isso.
Vejam vocês, este é um tema ao qual não se põe muito cuidado, e é básico e fundamental para nós podermos começar o trabalho da revolução da consciência”.
V.M Rabolú

Na próxima lição aprenderemos a utilizar o sentido da Auto-observação... e ver por nós mesmos como o ego atua nos centros da máquina humana e como isto afeta directamente nossas vidas.

(Continua)

publicado por ReikiAna às 16:20

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

.posts recentes

. ...

.

VIAGEM IN...

. Novo Blog

. A solução é o AMOR

. Reiki I - Praia Torre, di...

. ...

.

Combinadi...

.

O CAMINHO...

.

Partilha ...

.

REIKI PAR...

.arquivos

. Agosto 2012

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2007

. Maio 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds