Quarta-feira, 5 de Outubro de 2005

Continuando a partilha convosco...

reiki5.jpg

REI- Significa Universal. Está disponível para nos ajudar nas horas de necessidade e para agir como direccionamento de nossas vidas. É a sabedoria total.
KI- É energia vital que anima todas as coisas vivas , está fluindo em todos os seres vivos, incluindo plantas, animais e humanos. É fundamental a harmonia desta Energia Vital, Ki, em nós para nossa saúde e funcionamento adequado do nosso ser nesta vida.

Tecnicamente, poderia dizer-se que é um método de harmonização energética, que visa o desenvolvimento espiritual e a melhoria da saúde do ser humano, descoberto e desenvolvido no Japão por Mikao Usui, em 1922.

Mas uma explicação somente técnica acaba não explicando muita coisa, pois para entender o Reiki não podemos apenas pensar com a mente, mas precisamos também sentir com o coração.

Reiki é a mais absoluta paz! É não apenas buscar, mas chegar ao silêncio da alma e à quietude do espírito. Mas é uma paz activa, carregada de amor incondicional e compaixão para com todos os seres criados. Com uma compaixão que impulsiona a ajudar o próximo, ajudar a si mesmo. É despertar em nós mesmos o que há melhor em nosso ser, e sentir a felicidade sem preço ao ver o próximo despertar em si o que há de melhor nele. Em sua essência, isto o Reiki !

Nossa energia individual (Ki), ao contrário da energia universal (Rei) é condicionada pelos nossos pensamentos, emoções e actos. Assim, ela é corruptível e pode tornar-se impura, desarmónica. A desarmonia em Ki reflecte em todos os nossos níveis de existência (físico/energético, emocional, mental e espiritual), sendo causa real daquilo que a medicina convencional costuma chamar de “doenças”. Que, na verdade, são sinais do nosso Eu Superior para os defeitos de nossa personalidade, que devemos mudar.

Então, o Reiki é a união do Rei com o Ki, da energia universal com a energia individual.

Quando recebemos uma aplicação de Reiki, a energia universal é canalizada para o corpo, corrigindo desarmonias da nossa energia individual. Desarmonias que foram criadas por nós mesmos, é claro. Assim, o Reiki é uma bênção de tudo aquilo que há de melhor e mais elevado na Criação. Despertando o que há de melhor e mais elevado em nós mesmos.

Certo. Mas então o Reiki é um método miraculoso de cura, que nos leva à felicidade suprema e à Auto-Realização instantaneamente? Não, claro que não! O Reiki favorece esta realização, mas não faz mágica, não faz nada sozinho. Tudo depende de nós mesmos.

Além disso, a harmonização proporcionada pelo Reiki não dura para sempre. Na verdade, dura somente até seu próximo pensamento, emoção ou acto negativo. Não basta receber uma harmonização vinda do exterior! É preciso que mudemos por dentro, nos transformemos, nos esforcemos a sermos, em nossas vidas quotidianas, pessoas melhores e expressarmos nossa própria divindade.

Foi por isso que Mikao Usui adoptou um poema do Imperador Meiji, de quem era grande admirador, como os Cinco Princípios do Reiki. Estes princípios devem ser recitados, duas vezes ao dia, por todo reikiano e por toda pessoa que recebe tratamento de Reiki. Na verdade, não apenas recitados, mas meditados e aplicados na vida diária. São os princípios que promovem a mudança interna no ser humano, que traz como consequência saúde física, correcção da mente e aperfeiçoamento espiritual.

Os Cinco Princípios são:

Japonês - Inglês - Português
Kyo dake wa - Just today - Só por hoje
Okaru-na - Don't be angry - Não te irrites
Shinpai suna - Don't worry - Não te preocupes
Kansha shite - Be grateful - Sê grato
Gyo-o hage me - Work hard - Trabalha arduamente
Hito ni shinsetsu ni - Be kind to others - Sê bondoso para os outros

Meditar duas vezes ao dia nestes princípios acaba por torná-los hábitos da mente, modificando nossas emoções e acções no mundo.

Para nós, meros mortais, aplicação de Reiki é importante, mas ainda assim devemos manter em mente (e no coração!) que a vivência destes princípios é a parte mais fundamental deste método.

O Reiki visando a melhoria da saúde física é, sem dúvida, excelente e funciona como uma grande terapia complementar a qualquer tratamento médico.

Lembremos que o Reiki visa não somente a cura de doenças, mas a cura do ser humano como um todo. Sua harmonia com a própria Criação, e o amor e compaixão para com todos os seres criados!

REIKI é muito simples, acessível a qualquer pessoa, sem rituais, dogmas ou conceitos filosóficos, não dependendo de qualquer tipo de crença ou concepção religiosa para promover a cura, REIKI é considerado como terapia alternativa, que pode se juntar à medicina tradicional, homeopatia, medicina chinesa, etc. ou terapias como : florais, musicoterapia, acupunctura, do-in, yoga, massagem, cromoterapia, etc. ampliando os efeitos positivos destas técnicas sem efeitos indesejados .

A Técnica REIKI é aplicada sem ou com toques suaves pelo corpo em pontos energéticos, desfazendo nós, promovendo relaxamento e activando o sistema imunológico. São toques de mãos que depois da iniciação do aluno, se tornam em instrumentos direccionadores da Energia Vital Universal que chamamos de REIKI.

(Continua...)

barra_coracao02.gif



publicado por ReikiAna às 20:29

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

.posts recentes

. ...

.

VIAGEM IN...

. Novo Blog

. A solução é o AMOR

. Reiki I - Praia Torre, di...

. ...

.

Combinadi...

.

O CAMINHO...

.

Partilha ...

.

REIKI PAR...

.arquivos

. Agosto 2012

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2007

. Maio 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds